Gestão Criativa de Negócios - Faculdade IBS - CEPEX

Gestão Criativa de Negócios (Design Thinking+Branding+Cool Hunting

O Curso


Aplique a Criatividade, a Inovação e o Design para criar novas oportunidades para o seu negócio. A Faculdade IBS inova ao ofertar em Belo Horizonte ensino inédito que contempla um novo modelo de gestão utilizando ferramentas do design para criar novas competências gerenciais.
Esta iniciativa tem a orientação estratégica do IED - Istituto Europeo di Design, uma escola de renome internacional, com mais de 50 anos de experiência na área do Design, inovação e gestão de disciplinas criativas. Conheça:
Pensamento estratégico do design para apoiar a Gestão Criativa dos negócios.
As grandes transformações atuais, como as mudanças de comportamento e valores nas pessoas, a globalização e a alta competitividade, são grandes desafios para profissionais e empresas. Em uma realidade desafiadora e com amplo acesso à informação, como se destacar, fazer diferente, ser mais eficaz e, principalmente, perceber melhor demandas e oportunidades?
O Design como um processo de Gestão Criativa possibilita a contextualização da criatividade como competência estratégica para gerir negócios, projetos e processos. Neste sentido, o design reúne um conjunto de abordagens e ferramentas poderosas para quem busca alcançar resultados expressivos, de forma criativa, desenvolvendo novos negócios e gerando inovação, estratégias de posicionamento de marca e visão consistente sobre os futuros modelos de consumo.
O curso de extensão de Gestão Criativa oferece uma experimentação em três abordagens complementares: Design Thinking, Branding e Tendências de Consumo, para que os participantes possam exercitar de forma prática um conjunto de processos e ferramentas criativas voltadas para resolução de problemas e geração de soluções

inovadoras centradas nas pessoas, o desenvolvimento de estratégias e gestão de marca além de possibilitar antecipar padrões e diferenciais para produtos, serviços e marcas adequados aos novos modelos de consumo.

Dados do Curso


Apresentação dos recursos oferecidos e os resultados obtidos para a Gestão Criativa de Negócios pela aplicação do Design Thinking, exercício prático das diferentes fases criativas da construção de uma estratégia de Branding e estimular a capacidade interpretativa do participante sobre os novos comportamentos e modelos de consumo.

Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com inovação e design, marketing, comunicação, empreendedores e aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema. Devido ao caráter transdisciplinar das metodologias, estas poderão ser aplicadas em diferentes desafios de uma instituição, podendo beneficiar iniciativas de diversas áreas afins, tais como: desenvolvimento, administração, finanças e recursos humanos.

Fabiano Pereira

Fabiano Pereira Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian Design pelo IED de Milão e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como consultor convidado, do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim. Especialista em Processos de Inovação, Projetos de Design Estratégico, Processos Criativos e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Novos Negócios do IED Cried e responsável pela reestruturação do curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do IED Brasil. ibs.edu.br |(31) 2122-3270 | extensao@ibs.edu.br Atua como consultor para empresas e entidades, tais como Sebrae, Philips Design, Inside Office, Senai e The Impact Hub SP. Possui mais de 15 anos de experiência na gestão e implementação de processos de formação em design e inovação, tendo atuado como docente das seguintes instituições: IED SP, FAAP e FGV. Cocriador do projeto “Experimentando Design Thinking”, que desenvolve workshops e vivências práticas na geração de soluções inovadoras para empreendedores e agentes de inovação social. Responsável pelo projeto de implementação dos laboratórios de inovação e design realizados pelo IED no setor de artesanato do ACRE – Acre Latex Design Lab, e no setor calçadista de Birigui – Design Lab Birigui. https://www.linkedin.com/in/fabianovirginiopereira @fcircunflexo

 

Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian Design pelo IED de Milão e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como consultor convidado, do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.

 

Especialista em Processos de Inovação, Projetos de Design Estratégico, Processos Criativos e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Novos Negócios do IED Cried e responsável pela reestruturação do curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do IED Brasil. Atua como consultor para empresas e entidades, tais como Sebrae, Philips Design, Inside Office, Senai e The Impact Hub SP.

 

Possui mais de 15 anos de experiência na gestão e implementação de processos de formação em design e inovação, tendo atuado como docente das seguintes instituições: IED SP, FAAP e FGV. Cocriador do projeto “Experimentando Design Thinking”, que desenvolve workshops e vivências práticas na geração de soluções inovadoras para empreendedores e agentes de inovação social. Responsável pelo projeto de implementação dos laboratórios de inovação e design realizados pelo IED no setor de artesanato do ACRE – Acre Latex Design Lab, e no setor calçadista de Birigui – Design Lab Birigui.

https://www.linkedin.com/in/fabianovirginiopereira

 

1. Design Thinking – 16h

Como forma de fixação destes conceitos, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as etapas de “imersão”, “empatia”, “ideação”, “prototipagem” e “teste” das soluções geradas por meio de técnicas de co-criação:

  • Aspectos sócio-culturais e mercado;
  • Cultura organizacional: pensamento vertical x pensamento lateral;
  • Criatividade e engajamento de equipes;
  • Cadeia de valor de inovação e Design Thinking.

2. Branding – 16h

Na etapa de imersão serão apresentados os conceitos teóricos e o método de construção de marcas, incluindo as ferramentas e as técnicas de pesquisa que serão utilizadas na fase prática:

  • Introdução ao branding;
  • A fase estratégica;
  • Experiência da marca;
  • A construção da Identidade;
  • A gestão da marca;

3. Tendências, Comportamento do Consumidor e Design – 12h

A disciplina oferece aos participantes uma abordagem sofisticada para identificação de tendências e dinâmicas atuais de mercado, visando estimular a capacidade

interpretativa sobre o impacto dos comportamentos das pessoas nos novos modelos de consumo, por meio de uma metodologia multidisciplinar, utilizando conhecimentos de tecnologia, inovação e design.

  • O cenário contemporâneo e a pesquisa de tendências;
  • Tendências: definições teóricas e aplicações ao mercado;
  • Os processos de difusão de novas tipologias de consumo;
  • Safáris urbanos e imersões práticas;
  • Transformando tendências em estratégias

CARGA HORÁRIA TOTAL: 48 horas

HORÁRIO: 18h30 às 22h50

DIA DA SEMANA: Segunda a Quinta-feira – Quinzenal

PREVISÃO DE INICIO: 09/04/2018

CRONOGRAMA:

MÓDULO 1 – Design Thinking – 16h

Segunda-feira: 09/04/2018

Terça-feira: 10/04/2018

Quarta-feira: 11/04/2018

Quinta-feira: 12/04/2018

MÓDULO 2 – Branding – 16h

Segunda-feira: 23/04/2018

Terça-feira: 24/04/2018

Quarta-feira: 25/04/2018

Quinta-feira: 26/04/2018

MÓDULO 3 – Tendências, Comportamentos do Consumidor e Design – 12h

Segunda-feira: 07/05/2018

Terça-feira: 08/05/2018

Quarta-feira: 09/05/2018

FECHAMENTO

Quinta-feira: 10/05/2018

Previsão de próximas turmas: 09/04/2018

Os participantes irão explorar de forma prática a relação entre os valores, desejos e comportamentos dos usuários, por meio da visão sistêmica, multidisciplinar e contextual. Os três temas serão abordados separadamente, sendo 12h dedicadas à cada tema, enriquecendo assim a troca de experiências e conhecimentos obtidos sobre aspectos estratégicos do design para Gestão Criativa de Negócios.

Os certificados serão emitidos pela IED e Faculdade IBS e entregues aos participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária.

Entre em contato agora!

Próxima turma em 09/04/2018

Você em constante evolução


Não é necessário estar graduando. O CEPEX te possibilita um crescimento profissional com cursos de curta e média duração. Capacite-se e seja um profissional cada vez melhor

Cursos de Curta e Média Duração

Cursos de extensão e atualização. Desenvolva competências e habilidade e se destaque no mercado de trabalho.

Método de ensino

As aulas interativas e práticas. Alem de aulas teóricas o aluno passa por exercícios práticos no intuito de aperfeiçoar e reforçar o aprendizado.

Você pronto sempre

Conte com o Núcleo de Extensão, Atualização e Especialização da Faculdade IBS. Cursos para todas as fases da vida e da sua carreira.


Entre em contato agora!

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu nome e telefone para entrarmos em contato!

Faça agora sua inscrição!

[ninja_form id=16]

Close

© www.ibs.edu.br extensao@ibs.edu.br (31) 2122-3270