Gestão de Custos Melhores Práticas, Segundo o PMI

Objetivo: Apresentação e fixação de conceitos, técnicas e práticas para uma gestão de custos objetiva e eficiente. O conhecimento e o domínio das técnicas de gestão de custos são fundamentais para o gerenciamento eficiente e eficaz visando a perenização de uma empresa. A formação do preço de venda do produto ou serviço está ligada diretamente à apuração dos custos e das despesas.

Profissionais de gestão em contato inicial com os desafios da gestão de custos.

Prof. Leandro Siqueira

Vice-Presidente do PMI-MG (2017-2018). Diretor de Programas do PMI-MG (2013-2016).

Bacharel em Ciência da Computação (UFMG/1992) e Mestrando em Gestão de Pessoas em Projetos (UADE/Buenos Aires). Pós-Graduado em Gestão de Projetos (IETEC). Certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) desde 2007, certificado ITIL V3 Foundation em 2006 e certificado ISO 20000 em 2006. Certificado MCSD (Microsoft Certified Solution Developer) em 1995. Psicanalista (CPMG/2009). Professor de cursos de Pós-Graduação desde 1998, nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas e Gestão de Tecnologia da Informação.

Ampla experiência como gerente de projetos complexos em indústria siderúrgica, bancos e seguradoras, indústria automotiva e fábrica de desenvolvimento de software, com atuação em grandes empresas como Belgo Mineira, Banco Mercantil do Brasil e Fiat Automóveis, além de várias outras nos setores público, privado e terceiro setor.

Experiência como consultor em gestão de projetos e gestão de pessoas, implantação de metodologia de gestão de projetos, gestão de riscos e gestão de portfólios.

Professor de cursos de pós-graduação na FIA-USP, PUC-MG, IBMEC, FUMEC, IETEC, UNA, UNI, Unileste, Doctum e IGTI. Leciona em português, espanhol e inglês.

• Conceitos (custo x despesa x investimento; custo direto e indireto; custo fixo e variável);
  • Pré-requisitos para uma boa gestão de custos: a definição de O QUE deve ser feito e de QUANDO será feito;
  • Noções/revisão de matemática financeira;
  • As estimativas de custo;
  • Técnicas de estimativa (análoga, paramétrica, PERT de 3 pontos e simulação de Monte Carlo);
  • A agregação dos custos;
  • O estabelecimento da linha de base;
  • O monitoramento dos custos pela curva S;
  • As variações de custo – típica e atípica;
  • Técnica de valor agregado (valor planejado x custo real x valor agregado);
  • O índice de desempenho de custo;
  • Tendências e previsões.

Carga horária: 16 horas

Abordagem rápida e prática, num curso de curta duração, envolvendo conceitos, técnicas de estimativa, planejamento e monitoramento & controle de custos.

Próxima turma em 2018.

Próxima turma dia 27/05/2017

Está em dúvidas ou quer mais informações? Deixe eu nome e telefone e um consultor ira entrar em contato e lhe dar total suporte na escolha do melhor curso combinar com as suas pretensões profissionais.