Princípios de Finanças para tomada de Decisão

Apresentar e debater de forma geral, os principais fundamentos de finanças, visando à aplicação no âmbito do processo de gestão de uma organização, com o foco permanente no conceito de agregação de valor. A expectativa é que ao final do treinamento, o participante tenha um conhecimento global sobre os principais tópicos de gestão financeira, podendo tomar decisões com um maior grau de segurança.

Profissionais e gestores com formação diversa, ou mesmo sem experiência, bem como estudantes, que sabem da importância dos conceitos de finanças, tão necessários para um processo de gestão sustentado dos negócios. Nunca foi tão necessário, pelo momento que vivemos, travar um contato mais estreito com os conceitos financeiros, que na realidade são muito fáceis de serem entendidos e aplicados.

JOSÉ DE OLIVEIRA GUIMARÃES

Mestre em Administração pela FGV-RJ, com MBA em Finanças pelo IBMEC e PUC. Professor desde 1994 da FGV em disciplinas como Finanças Corporativas, Capital de Giro e Análise Econômico-Financeira. Professor do MBA de Finanças Corporativas da PUC. Premiado como o melhor docente em escolha pelos alunos de sete turmas dentre 25 já formadas no MBA de Gestão Econômica e Financeira da EESP (FGV–SP. Consultor junto à BKR – Lopes Machado Auditoria e Consultoria, empresa nacional com ?expertise? em Auditoria, Treinamento, Consultoria de Gestão, ?Compliance? e Tributária. Desenvolvimento de trabalhos nas áreas de planejamento econômico-financeiro, análise de gestão e avaliação de Investimentos. Atuou como executivo em empresas como Cimento Mauá , Norquisa , Shell do Brasil e Grupo Atlântica Boavista de Seguros.

PRINCÍPIOS BÁSICOS

• O conceito de investimentos e financiamentos.
  • A visão de curto e longo prazo.

CONTABILIDADE E SUA FUNÇÃO PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

• Os conceitos de custos, despesas e investimentos, voltados para o processo de tomada de decisão.
  • Estrutura e objetivo dos demonstrativos econômico-financeiros.

O PROCESSO DE GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

• Fatores de desequilíbrio financeiro, consequências diretas e medidas de ajuste.
  • O Conceito de capital de giro e a importância para a saúde financeira da empresa.
  • O processo de formação e gestão dos estoques, contas a receber de clientes e de contas a pagar a fornecedores.
  • Indicadores econômico-financeiros.

AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

• Noções de matemática financeira.
  • Métodos de avaliação de desempenho – “pay-back”, valor presente líquido, taxa interna de Retorno.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 horas

HORÁRIO: 8h às 17h40

DIA DA SEMANA: Sábado – Quinzenal

PREVISÃO DE INICIO: 14/07/2018

Sábado: 14/07/2018 e 28/07/2018

O programa será desenvolvido com base em estudos de casos e aplicação de exercícios práticos, a partir de cada conceito apresentado e debatido.

Próxima turma em 14/07/2018

Está em dúvidas ou quer mais informações? Deixe eu nome e telefone e um consultor ira entrar em contato e lhe dar total suporte na escolha do melhor curso combinar com as suas pretensões profissionais.